Foi realizada nesta sexta-feira, 2, no Hospital 13 de Maio, uma cirurgia urológica inovadora. Também chamado de enucleação a laser da próstata (Holep), o procedimento é o que há de mais moderno na atualidade para o tratamento minimamente invasivo para uma próstata aumentada (hiperplasia).
A técnica permite executar o procedimento por via uretral, inclusive para próstatas de maior volume, até então tratadas geralmente por cirurgia com corte.
No total, foram três cirurgias de Holep realizadas pelos médicos urologistas Gustavo Calais, Sanir Gisbert e Henrique Oliveira sob a proctoria de Thiago Sato, referência de Enucleação de Próstata no Brasil, que veio de Curitiba (PR).
De acordo com os profissionais, o procedimento usa um laser para remover o tecido prostático que está bloqueando o fluxo de urina através da próstata. Um instrumento chamado “morcelador” é então usado para cortar o tecido da próstata em pequenos fragmentos facilmente removíveis pela uretra.
O tratamento da hiperplasia com HoLEP é semelhante à cirurgia aberta da próstata (enucleação da próstata por via aberta) em termos de volume de tecido prostático removido, mas não requer incisões. “Com o laser, podemos remover toda a porção interna da próstata que bloqueia o fluxo de urina; deste modo, com este método podemos tratar por via endoscópica mesmo próstatas grandes e com resultados duradouros de alívio dos sintomas obstrutivos”, explicam.
“Além de ser minimamente invasiva, esta técnica proporciona ao paciente menor tempo de internação e menor tempo de uso de sonda vesical no pós-operatório, permitindo retorno mais rápido às suas atividades diárias”, ressaltam os urologistas.
Os pacientes submetidos à cirurgia se recuperam bem.
O H13 é o primeiro hospital de MT a contar com oximetria cerebral
O Hospital 13 de Maio é o primeiro de Mato Grosso a contar com oximetria cerebral. O aparelho Invos foi apresentado nesta semana pela direção