Por meio do projeto de cirurgia social do Hospital 13 de Maio, mais uma criança foi contemplada com procedimento cirúrgico gratuito.
O pequeno Heitor, de três anos, passou por cirurgia ortopédica para corrigir o encurtamento do tendão de aquiles que o fazia pisar com a ponta do pé direito.
O procedimento foi realizado com sucesso pelo médico ortopedista Dr. Massimo Gurgel com a participação do anestesiologista Dr. Daniel Tecchio, ambos voluntários no projeto.
A mãe do Heitor, Adriana Santos Reis, que trabalha como zeladora, conta que menino estava aguardando pela cirurgia na fila do SUS, sem previsão de data. “Como não temos condições financeiras, ficamos imensamente felizes quando o Heitor foi agraciado com esse atendimento maravilhoso e de graça do Hospital 13”, comemorou.
Conforme o ortopedista, o garotinho ficará utilizando uma imobilização gessada por algumas semanas para, em seguida, dar início às sessões de fisioterapia.
Segundo ele, a criança que apresenta esse encurtamento muscular pode, durante seu crescimento, apresentar deformidade no pé para se adaptar ao tendão curto. “Se esperar demais para realizar essa cirurgia, ela pode se tornar mais agressiva por atingir mais estruturas”, explicou.
O PROJETO – Implantada em 2017, a iniciativa visa atender com cirurgias gratuitas crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos, de ambos os sexos, de baixa renda, em encaminhamento do SUS.
O H13 é o primeiro hospital de MT a contar com oximetria cerebral
O Hospital 13 de Maio é o primeiro de Mato Grosso a contar com oximetria cerebral. O aparelho Invos foi apresentado nesta semana pela direção