(66) 3212-4700

Projeto de cirurgia social do H13 contempla criança que sofria com hérnias inguinal e umbilical.

Samuel de apenas de 1 anos e seis meses, que desde recém-nascido sofria com uma hérnia umbilical e outra inguinal foi beneficiado com duas cirurgias, sem nenhum custo, por meio do projeto social do Hospital 13 de Maio. Os procedimentos foram realizados pela cirurgiã pediátrica Dra. Nibsy Rondon e pelo médico urologista Dr. Gustavo Calais com a participação do anestesiologista Dr. Álvaro Colombo e suporte da equipe de enfermagem (Lorena e Raniele).
Para a mãe do Samuel, Jessica Moreira Tides, que trabalha como vendedora autônoma, as cirurgias vão proporcionar mais qualidade de vida para o menino que já estava esperando pelos procedimentos na fila do SUS. “Estávamos vivendo angustiados à espera dessas cirurgias, pois não temos condições para arcar com os custos na rede particular e ele estava sofrendo muito. Graças a Deus o Samuel foi contemplado com essa ação do hospital e, por isso, só temos a agradecer a todos os envolvidos nesse projeto”, comemorou.
HÉRNIAS- Segundo os médicos, a hérnia umbilical apresenta uma parte mais elevada próxima ao umbigo, que pode variar entre o tamanho de uma ervilha ao de uma pequena ameixa. Elas geralmente não são dolorosas e podem ser vistas quando a criança chora ou realiza algum esforço (tossir, chorar ou pegar peso, por exemplo).
Já a hérnia inguinal, de forma geral, provoca uma protuberância indolor na virilha ou no escroto. Ela pode se estender pela virilha e deslocar-se para dentro do escroto. Quando diagnosticada, necessita de cirurgia para sua correção – procedimento comum da infância.
AÇÃO SOCIAL – A iniciativa do hospital de ofertar procedimentos cirúrgicos de forma gratuita a crianças e adolescentes carentes foi elogiada pelos médicos voluntários. “É uma forma de agradecer e retribuir à sociedade por tudo que temos conquistado nesta cidade”, frisaram.
A diretora do H13, Eliane Frescura, destacou a importância do projeto para a sociedade. “ É uma ação social sem custo algum que o Hospital realiza em parceria com o corpo clínico para oferecer mais qualidade de vida aos beneficiados. São pacientes de famílias humildes que sofrem meses e até anos aguardando serem atendidos pelo SUS. Se nós podemos mudar essa realidade, então vamos ajudar“, finalizou.

 

Vídeo da matéria:

https://fb.watch/7zp-CMFEui/

https://fb.watch/7zp-CMFEui/

Ângela Gimenez

Ângela Gimenez

Jornalista

Ângela é formada em jornalismo, atua como assessora de imprensa para órgãos públicos e privados. Também é cerimonialista e apresentadora de TV. Atualmente apresenta o Programa Evidência, na Record TV, em Sorriso.

Share This