(66) 3212-4700

O Dia Mundial do Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar a população sobre a doença que é considerada a segunda causa de morte no Brasil, atrás apenas das doenças cardiovasculares, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na estimativa do Inca, o Brasil deve registrar cerca de 600 mil novos casos da doença tanto em 2018 como em 2019.

Na opinião do cirurgião oncológico Dr. Mário Bernardes, a data marca a luta contra o câncer e reforça a divulgação de uma estratégia bastante eficaz nessa batalha que é a prevenção. “É extremamente importante que a pessoa consiga entender que ela consegue diminuir as chances de ter câncer por meio de atitudes simples e do dia a dia”, frisa o médico.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Conforme Dr Mário, a prevenção primária visa impedir que o câncer se desenvolva. “A pessoa deve evitar os fatores de risco que estão na origem de diferentes tipos de tumor como o tabagismo (câncer de pulmão), exposição solar sem proteção (câncer de pele) e obesidade (câncer de mama). “Mudanças de estilo de vida como adotar uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente diminuem a incidência de tumores no estômago, no intestino, na mama e no endométrio, por exemplo”, pontua o médico.

Já o objetivo da prevenção secundária do câncer é detectar a doença precocemente. “Quanto mais precoce for o diagnóstico, menos agressivos tendem a ser os tratamentos, maiores tendem a ser as chances de sucesso e, inclusive, menores tendem a ser as sequelas para o paciente”, explica.

Dr Mário cita como exemplo o câncer de mama. “Se for diagnosticado em seu estágio inicial, pode ser tratado apenas com a retirada de uma parte da mama e radioterapia complementar. Entretanto se o diagnóstico for feito num estado muito avançado, pode ser necessário retirar não só toda a mama, como também os linfonodos da região axilar – habitualmente chamadas de ínguas. A paciente pode ainda ter que se submeter a sessões de quimioterapia, radioterapia e as chances de sucesso acabam diminuindo”, acrescenta.

Segundo o cirurgião oncológico, como citado no exemplo anterior, são vários os tipos de tratamentos disponíveis, porém,  mesmo havendo um grande avanço na medicina, as pessoas precisam estar conscientes de seu papel no que diz respeito à prevenção.

ATENDIMENTO – O consultório do Dr. Mário funciona no 1º andar do Hospital 13 de Maio. Para agendar consultas basta ligar no telefone: (66) 3212-4700.

Ângela Gimenez

Ângela Gimenez

Jornalista

Ângela é formada em jornalismo, atua como assessora de imprensa para órgãos públicos e privados. Também é cerimonialista e apresentadora de TV. Atualmente apresenta o Programa Evidência, na Record TV, em Sorriso.

Share This