(66) 3212-4700

Dois trabalhos sobre casos raros foram apresentados pelo cardiologista do Hospital 13 de Maio, Dr. Edgar Stroppa Lamas, no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia e Congresso Mundial de Cardiologia (ESC Congress 2019/ World Congress of Cardiology).
O evento, considerado o maior encontro mundial de profissionais de saúde dedicados ao combate às doenças cardíacas, reuniu cerca de 35 mil profissionais de 150 países, no mês passado, em Paris.
O foco este ano foi a Saúde Cardiovascular Global, que abordou as diferenças nas estratégias de prevenção, acesso aos cuidados e tratamento de doenças cardiovasculares em todo o mundo.
Pela primeira vez apresentando dois casos científicos no congresso, Dr. Edgar explica que a submissão dos trabalhos nesse tipo evento é muito rigorosa e muitos passam por processo seletivo. “Ter esses dois trabalhos aceitos e reconhecidos é uma grande alegria e um feito importante também para Sorriso e Mato Grosso”, comemora.
CASOS RAROS – Um dos casos tratou de um paciente com aneurisma na aorta diagnosticado com a Síndrome de Ortner, uma rara condição cardíaca não-maligna que acabou resultando numa rouquidão.
O outro caso raro foi o de uma paciente que depois de ser avaliada por uma equipe médica por causa de dores abdominais foi diagnosticada vítima de infarto do baço devido a problemas cardíacos. Esse tipo de infarto com essa causa foi o primeiro registrado no Brasil.
“Como são pouquíssimos registros na literatura mundial, tivemos a oportunidade de apresentar nossa experiência e qual foi a condução clínica adotada com êxito, o que foi muito bem recebido pela comunidade médica internacional”, frisa.
Na opinião do especialista, esses diagnósticos complexos com resolutividade que foram reconhecidos internacionalmente são resultado do trabalho médico em equipe e das excelentes condições de trabalho do H13. “Temos colegas competentes nas mais diversas especialidades e equipamentos com tecnologia de ponta que nos auxiliam na identificação das doenças e no seu tratamento. Isso chancela ao hospital como referência regional”, conclui.

Ângela Gimenez

Ângela Gimenez

Jornalista

Ângela é formada em jornalismo, atua como assessora de imprensa para órgãos públicos e privados. Também é cerimonialista e apresentadora de TV. Atualmente apresenta o Programa Evidência.

Share This