(66) 3212-4700
VIDA NOVA

H13 realiza com sucesso cirurgia para reversão de colostomia em paciente idosa

“Agora terei uma nova vida”. A afirmação é da paciente Guilhermina Carginini Bonfante, de 87 anos, que se submeteu recentemente a um procedimento de reconstrução de trânsito do intestino com fechamento de colostomia, no Hospital 13 de Maio.
A cirurgia, semelhante a que o presidente Jair Bolsonaro passou, foi realizada com sucesso pelos cirurgiões do aparelho digestivo Dr. Élio Jasculski e Dr. Rodrigo Cruz. Também participaram da operação os médicos Dr. Mário Bernardes (cirurgião) e Dr. Ulisses Pedrosa (anestesiologista). “Trata-se de um procedimento complexo ainda mais em se tratando de uma pessoa com idade avançada. Foi uma cirurgia delicada, com duração aproximada de 2h30, porém muito exitosa”, comemora Dr. Élio.
Após 15 dias de internação, dona Guilhermina – que mora em Vilhena (RO) – teve alta hospitalar.
Conforme a filha da paciente, Salete Biavate, a idosa ficou os últimos cinco meses com a bolsa de colostomia junto ao corpo devido a uma cirurgia para retirada de 20 cm do intestino por causa de um tumor. A bolsa serviu para encaminhar as fezes e os gases do intestino grosso para fora do corpo, na região abdominal. “Ela não suportava mais conviver com a bolsa coletora. Era muito desconfortável”, relata.
Segundo Salete, a confiança na equipe médica e a estrutura do hospital foram fundamentais para que a idosa se submetesse ao procedimento. “Ela sabia dos riscos, mas acreditou que daria tudo certo e deu. Estamos muito satisfeitas com o atendimento dispensado por todos aqui do hospital e ansiosas para retornarmos para nossa casa em Vilhena”, finaliza.

Ângela Gimenez

Ângela Gimenez

Jornalista

Ângela é formada em jornalismo, atua como assessora de imprensa para órgãos públicos e privados. Também é cerimonialista e apresentadora de TV. Atualmente apresenta o Programa Evidência, na Record TV, em Sorriso.
Share This