(66) 3212-4700

Depois de passar anos sofrendo com desconfortos urinários, Marcos Vinicios, de 8 aninhos, finalmente conseguiu fazer a postectomia, conhecida como cirurgia de fimose. O procedimento, realizado de forma gratuita por meio de um projeto social do Hospital 13 de Maio que beneficia crianças e adolescentes de baixa renda, foi conduzido pelo médico urologista Dr. Gustavo Calais.
A cirurgia foi realizada no último fim de semana, com sucesso.
O urologista explica que a postectomia é um procedimento simples que consiste na retirada do excesso de pele do pênis. “Além de diminuir os desconfortos, ela é feita não só para prevenir o câncer de pênis, mas também para evitar infecções urinárias e doenças sexualmente transmissíveis”, frisa.
Além do urologista, participaram da cirurgia o anestesiologista Dr. Igor Haddad, a instrumentadora Fabieli de Souza e as circulantes Elaine de Oliveira e Raniellen Almeida.
A mãe do garoto, Joziani Abraão, conta que Marcos tinha apenas dois meses de vida quando teve sua primeira infecção urinária. Depois recebeu tratamentos conservadores que não surtiram efeito, como o uso de pomada a base de corticosteroide. Há dois anos, foi indicada a cirurgia.
Sem condições financeiras para pagar pelo procedimento, a família, que reside no bairro Santa Maria II, estava aguardando pelo procedimento na fila do SUS. “Ele sempre tinha dificuldade para fazer xixi. Mas como não tínhamos o dinheiro para arcar com a cirurgia, sofríamos junto”, relata Joziani, que é dona de casa e o esposo é frentista.
“Estamos muito felizes. Recebemos um atendimento maravilhoso por parte de todos os envolvidos e só temos a agradecer ao hospital por proporcionar ao nosso filho uma nova vida”, festeja.
Segundo a diretora do H13, Eliane Frescura, ações como essa são possíveis devido ao engajamento dos médicos no projeto de responsabilidade social adotado pelo hospital. “Além de salvar vidas, temos como missão também proporcionar mais qualidade de vida. Por meio dessa iniciativa, cujo envolvimento de todos é de fundamental importância, estamos promovendo o bem estar de quem sofre com a falta de acesso aos serviços básicos, como a saúde”, finaliza.

Ângela Gimenez

Ângela Gimenez

Jornalista

Ângela é formada em jornalismo, atua como assessora de imprensa para órgãos públicos e privados. Também é cerimonialista e apresentadora de TV. Atualmente apresenta o Programa Evidência.

Share This