(66) 3212-4700

H13 realiza cirurgia de histerectomia com linfadenectomia pélvica por vídeo


          Recentemente, o Hospital 13 de Maio realizou mais uma cirurgia oncológica de alta complexidade realizada por videolaparoscopia. A cirurgia consistiu na retirada do útero, dos anexos (compostos pelos ovários e pelas trompas) e dos linfonodos (também conhecidos como ínguas) da região pélvica.
          A paciente de 57 anos apresentava um tumor raro localizado no interior do útero, chamado carcinossarcoma.
          Conforme o Cirurgião Oncológico Dr. Mário Bernardes, imediatamente após a cirurgia de histerectomia com anexectomia bilateral – que consistiu na retirada da totalidade do útero, ovários e trompas – foi realizado exame pelo médico patologista para identificar o subtipo do tumor e a profundidade de invasão do útero pela neoplasia. Com o exame foi possível a decisão de realizar um procedimento subsequente para a retirada dos linfonodos pélvicos, sem submeter a paciente a uma nova cirurgia. “Por segurança, nós decidimos complementar a histerectomia com uma linfadenectomia para remover os linfonodos pélvicos, tudo por videolaparoscopia, no mesmo instante e com a paciente anestesiada”, explicou.
          Segundo o médico, a histerectomia realizada por videolaparoscopia permite à paciente uma recuperação mais rápida, com menos sangramento e menor dor no período pós-operatório. “Nesse caso, pelo nosso corpo clínico e a estrutura hospitalar que temos, optamos pela cirurgia laparoscópica (feita por pequenas incisões no abdômen) ao invés da cirurgia convencional por laparotomia (realizada através de cortes grandes na barriga)”, completou.
         A cirurgia durou cerca de 5 horas e foi realizada por uma equipe composta por diversos especialistas. Além do Dr. Mário, participaram o urologista Dr. Alexandre Rezende, a ginecologista Dra. Sabrina Melo e o anestesiologista Dr. Ulisses Pedrosa, além do médico patologista, equipe da enfermagem e as instrumentadoras cirúrgicas. “Essa cirurgia foi exitosa não só pela excelente equipe médica, mas pelo engajamento de todas as equipes dos demais setores envolvidos”, frisou o médico.
         Após dois dias de internação, a paciente teve alta e se recupera bem.

Ângela Gimenez

Ângela Gimenez

Jornalista

Ângela é formada em jornalismo, atua como assessora de imprensa para órgãos públicos e privados. Também é cerimonialista e apresentadora de TV. Atualmente apresenta o Programa Evidência, na Record TV, em Sorriso.

Share This