(66) 3212-4700

No último dia 5 de março, o Hospital 13 de Maio, por meio do Intercor, realizou um procedimento pioneiro no Município chamado implante TAVI (Transcatheter Aortic Valve Implantation, no português “Tratamento Transcateter da Valva Aórtica”) para tratar a doença estenótica da válvula cardíaca aórtica.
O objetivo dessa técnica é beneficiar os pacientes de elevado risco cirúrgico a terem uma recuperação mais rápida e efetiva, em relação a cirurgia convencional, com um procedimento minimamente invasivo. Também é indicada aos pacientes que já realizaram procedimentos cardíacos anteriores na valva aórtica (que separa o ventrículo esquerdo da aorta).
Segundo os cardiologistas intensivistas Dr. Antônio Pozatti e Dr. Edgar Stroppa Lamas, o implante numa paciente de 80 anos foi um sucesso. Ela apresentou boa evolução após o procedimento, recebendo alta da UTI em 24 horas e alta hospitalar em 48 horas. “A paciente foi considerada de alto risco para o tratamento cirúrgico convencional, sendo por isso indicado o implante transcateter de bioprótese aórtica”, explicaram.
Segundo eles, o TAVI vem sendo adotado como uma estratégia menos invasiva, com anestesia local e sedação consciente, além da individualização do cuidado pós-operatório para recuperação precoce. “Esse é mais um avanço do H13 e Intercor Sorriso na oferta de terapias minimamente invasivas no tratamento das cardiopatias complexas”, destacou Dr. Edgar.
Conforme a diretora da unidade hospitalar, Eliane Frescura, estar em constante mudança e aperfeiçoamento, oferecendo sempre melhores condições de tratamento aos pacientes, são metas do Hospital 13 de Maio. “Essas ações inéditas mostram o quanto estamos investindo em tecnologia para trazer a nossa população o que os grandes centros oferecem”, finalizou.

Vídeo da Matéria: https://fb.watch/4r2JkaPosG/

Redação: Ângela Gimenez

Ângela Gimenez

Ângela Gimenez

Jornalista

Ângela é formada em jornalismo, atua como assessora de imprensa para órgãos públicos e privados. Também é cerimonialista e apresentadora. Atualmente apresenta o Programa Evidência.

Share This