(66) 3212-4700

Saúde: H13 realiza procedimento inédito em Mato Grosso

Nesse fim de semana, o Hospital 13 de Maio (H13) realizou, de forma inédita no Estado, um procedimento médico que até então era disponibilizado apenas em hospitais como Sírio-Libanês e Albert Einstein. Trata-se da oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) técnica que usa uma espécie de motor para fazer circular o sangue fora do corpo, para depois regressar à corrente sanguínea para pacientes com disfunção cardiovascular ou pulmonar.

O procedimento foi realizado pelo médico intensivista Wilder Reverte da Costa com o apoio de uma equipe do Hospital Oswaldo Cruz de São Paulo em um paciente de 59 anos que estava na UTI do H13, em estado grave.
“Com sucesso fizemos a canulação de ECMO, que é um aparelho altamente avançado que promove as trocas gasosas pulmonares quando o ventilador mecânico não é mais suficiente e o paciente encontra-se em risco iminente de não sobreviver”, explicou Dr. Wilder.
Para o médico, “esse é o início de uma grande história e um marco para o H13 que mais uma vez sai na frente em raro procedimento. Então, só temos a agradecer a todos os envolvidos nessa ação”.

Redação: Ângela Gimenez

 

Share This