(66) 3212-4700

COVID-19: De forma lúdica, H13 realiza campanha de higienização das mãos

Uma blitz de conscientização bem divertida chamou a atenção das equipes que atuam no Hospital 13 de Maio para a importância da higienização das mãos.

De forma lúdica, a ação abordou a técnica correta da lavagem das mãos e a necessidade de mantê-las sempre sem uso de adornos.
“A Covid-19 é causada pelo vírus SARS-CoV-2 e algumas formas de transmissão estão justamente ligadas às mãos devido ao contato com pessoas ou superfícies contaminadas. Por isso, a lavagem correta das mãos ainda é a medida de proteção mais fácil e eficiente contra a doença”, frisa a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, enfermeira Marina Simon.
As principais formas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde estão diretamente associadas às mãos, como evitar apertos de mãos e abraços, evitar tocar olhos, nariz e boca, e sobretudo lavá-la com de forma frequente com água e sabão ou higienizar com álcool gel 70%.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a lavagem das mãos com água e sabão, com duração média de 50 segundos, deve ser feita quando houver sujidade visível, já a higienização com preparação alcoólica, em média 25 segundos, pode ser feita quando as mãos estiverem aparentemente limpas. É importante ressaltar que a higienização precisa ser realizada nas palmas e nos dorsos das mãos, nas partes internas, externas e nas pontas dos dedos e também nas unhas.

 

 

 

Texto: Ângela Gimenez – Assessoria

Share This