(66) 3212-4700

Serviços de Endoscopia

  Exames endoscópicos ou de videoscopia são exames de imagens nos quais, em geral, o paciente é submetido à sedação endovenosa, e um tubo flexível é introduzido por orifícios naturais como boca (Endoscopia Digestiva Alta e Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica – C.P.R.E) e ânus (Retossigmoidoscopia e/ou Colonoscopia).

 Esse tubo contém uma câmera de alta resolução onde é possível iluminar e capturar imagens, além de permitir que a equipe as assista em tempo real, por um monitor. Através dele também é feita a passagem de equipamentos como pinças – para a coleta de tecidos para análise (biópsias) -,de aspiração de líquidos e até a remoção de determinados tumores, sendo muitas lesões tratadas ou removidas na hora, evitando, assim, cirurgias. Em geral são exames bem tolerados e não causam efeitos colaterais.

 O Serviço de Endoscopia 13 de Maio, localizado na Avenida Brasil, 2346, sala 01, junto ao Hospital 13 de Maio, tem como responsável técnico o médico Élio João Jaskulski, CRM/MT 3714, cirurgião do aparelho digestivo e endoscopista titular da SOBED – Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

 O Serviço de Endoscopia 13 de Maio presta atendimento à comunidade desde setembro de 2016. No decorrer desses dois anos e meio, já foram realizados mais de 4550 exames.

 Os exames e procedimentos realizados pelo Serviço de Endoscopia 13 de Maio são:

 * Endoscopia digestiva alta;

 * Retossigmoidoscopia;

 * Colonoscopia;

 * Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica – C.P.R.E (permite avaliar os canais biliares, canais pancreáticos e vesícula biliar).

 Sendo diagnósticos e/ou terapêuticos, entre eles:

 * Dilatações esofágicas e do colon;

 * Polipectomias e mucosectomias;

 * Ligadura elástica de varizes no esôfago;

 * Escleroterapia para varizes gástricas;

 * Gastrostomia endoscópica percutânea (GTT);

 * Passagens de sondas oro ou nasoenterais.

Organização do Serviço

 O Serviço dispõe de estrutura física com os seguintes ambientes:

 * Recepção;

 * Sala para recuperação pós-anestésica (RPA) com quatro leitos, cada um com grades laterais para segurança do paciente, painel com saídas de oxigênio e vácuo para aspiração, bem como monitores multiparâmetros, contamos ainda com poltronas e mesa auxiliar com chá e bolachas, toalete com adaptação para portadores de necessidades especiais – PNE, sendo que suporta o acolhimento de demais pacientes que necessitem finalizar preparos para exames, como a colonoscopia;

 * Sala de exames e em anexo expurgo com processadora automatizada que realiza a desinfecção de endoscópios, colonoscópios flexíveis, com ciclos de pré-lavagem enzimática, pré-enxágue, neutralização e ciclo final de ar;

 * Vestiários masculino e feminino para a troca e guarda de vestimentas, contendo armários e sanitários.

Equipes de profissionais:

 Secretária que organiza agenda de exames e realiza faturamento do serviço, de segunda à sexta-feira, das 06h45 às 17h00 e aos sábados das 07h00 às 12h00.

 * Equipe de enfermagem: uma técnica de enfermagem e uma enfermeira que realiza a supervisão e, em conjunto, realizam a assistência de enfermagem, prezando pela segurança do paciente, confirmando o procedimento, tempo de jejum, presença de acompanhantes, adotando medidas que aliviam a ansiedade e estresse antes e durante a realização de exames, desinfecção de endoscópios e de esterilização de outros artigos, registros de procedimentos, entre outros;

 * 02 médicos: Élio João Jaskulski – CRM 3714 e Rodrigo Francisco Pintel Cruz – CRM 4608, sendo que a equipe tem disponibilidade 24h para possíveis urgências e emergências, além do atendimento de pacientes internados.